quinta-feira, 18 de outubro de 2007

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E DIREÇÃO MAIS SEGURA.
Podemos afirmar, com convicção, que adquirir e manter bons hábitos e uma boa educação ao volante, constituem fatores relevantes para prevenir acidentes e dirigir com maior segurança.
Repare bem que, em nosso País, as estatísticas, desde há décadas, mostram dezenas de milhares de vidas humanas perdidas, todo ano, no trânsito.
Como você pode dirigir evitando isso? As idéias e considerações a seguir pretendem contribuir nesse sentido.
Em mais de cinqüenta anos como motorista, graças a Deus, nunca fui envolvido em nenhum acidente. Mas, ao longo desse tempo, dirigindo quase todos os dias em cidades e estradas atravessando, ao volante, muitas centenas de milhares de quilômetros por várias regiões brasileiras e também em vários outros paises, observei que, aos poucos, fui adquirindo, automaticamente, certos procedimentos pessoais que se converteram em regras permanentes ao volante.
Sem dúvida todas as recomendações, leis e regulamentos de segurança no trânsito devem ser consideradas e seguidas por todos nós, principalmente as que proíbem estarmos ao volante após a ingestão de bebidas alcoólicas ou quaisquer substâncias incompatíveis com o ato de dirigir veículos.
As regras que irei mencionar são aquelas que minha experiência pessoal acumulou. São sete regras nas estradas e sete nas cidades, a saber:
NAS ESTRADAS:
1) Revisão prévia do veículo e inspeção do mesmo a cada, no máximo, oito horas de viagem.
– Antes de qualquer viagem, é fundamental fazer uma revisão no veículo, verificando os principais itens do seu funcionamento e operação, corrigindo o que for necessário. A cada seis a oito horas de viagem, de preferência por ocasião do reabastecimento, verificar os níveis dos fluidos, faróis e demais lâmpadas, calibrar os pneus e inspecionar o veículo cuidadosamente, para detectar qualquer alteração nas condições adequadas do mesmo, corrigindo-as quando necessário.
2) Definição prévia da velocidade durante a viagem.
– Por ocasião do início de cada viagem, é de suma importância escolher a velocidade que você manterá até o local de destino.
A partir de um rápido planejamento, considerando a distância a percorrer, o tempo e a velocidade, você de. nirá esta última. E uma vez definida, em nenhuma hipótese você ultrapassará esta velocidade, até o final da viagem. Mesmo que um outro veículo, em dado momento, passe a trafegar na mesma velocidade, que é a sua e ele não sabe, para não ter de ultrapassá-la, pare ou reduza para que ele se afaste.
3) Velocidade sempre diretamente proporcional ao campo de visão da estrada.
– Durante o percurso da estrada é essencial manter, automaticamente, uma relação entre o campo de visão e a velocidade do veículo. A cada curva ou lombada você deve, automaticamente, reduzir a velocidade à medida de sua aproximação.
Sempre que, por qualquer motivo, o trecho visível da estrada, à frente, for reduzido, você precisa reduzir, na mesma proporção, sua velocidade.
4) Restrição do uso do pedal de freio.
– Ao dirigir numa estrada, desde que não esburacada, o cálculo correto e tempestivo da necessidade de variar a velocidade e o uso do freio-motor, trarão como conseqüência a redução do uso do pedal de freio, que praticamente só deve ser acionado em caso de imprevistos. Numa estrada razoavelmente bem mantida, o pequeno uso do pedal de freio é um ótimo indicador da qualidade de sua direção.
5) Redução da velocidade em áreas habitadas ou aglomerações.
– Todas as vezes que você se aproximar de áreas habitadas, mesmo que seja um pequeno povoado, ou toda vez que surjam aglomerações de pessoas ou animais, a velocidade deve ser reduzida pelo menos à metade e assim ser mantida até que essa região seja ultrapassada.
6) Não forçar, nem você nem o veículo.
– Nas viagens, em geral, dirigimos por várias horas seguidas. Nunca se mantenha na direção com sono ou muito cansado. Pare, descanse por meia hora ou mais e depois prossiga. Em caso de insistir dirigindo com sono ou cansado você pode, inclusive, dormir na direção e, no mesmo instante, começar a sonhar que está exatamente naquele mesmo ponto da estrada guiando e, portanto, não saber que dormiu e acordar com o carro pulando nas pedras fora da estrada, que, no sonho, continuava reta, mas na realidade fazia uma curva, como aconteceu comigo no interior de Goiás, há muitos anos atrás. Se houver um abismo, barreira, outro veículo em sentido contrário e você dormir dirigindo...
Por outro lado, o veículo também não deve ser forçado, para evitar falhas daí decorrentes. Excesso de freadas fortes e repentinas; acelerações bruscas e intensas; curvas ou irregularidades nas pistas percorridas em velocidade excessiva; são exemplos de práticas que precisam ser sempre evitadas em benefício das boas condições operacionais do seu veículo.
7) Acompanhar a sinalização da estrada, utilizar-se dela e respeitá-la.
– A sinalização nas estradas é um importante fator de segurança e um muito útil instrumento de informação e orientação dos motoristas e, como tal, deve ser atentamente acompanha e seguida.
NAS CIDADES:
1) Não correr.
– Em cidade, nunca há grandes distâncias a percorrer, como ocorre nas estradas. Por outro lado, não adianta correr por pequenos trechos das vias urbanas e ter que reduzir ou parar logo adiante. Alem disso, a qualquer momento surge algum imprevisto que não poderia ser evitado em caso de alta velocidade.
2) Manter distância.
– É preciso afastar-se de todo obstáculo ou ameaça de acidente que, com freqüência, existem no
trânsito urbano, como ciclistas, motoqueiros, crianças, idosos, pessoas apressadas ou desatentas, outros veículos, obras, buracos, animais etc., principalmente durante as ultrapassagens.
3) Manter as boas condições de uso do veículo.
– As freqüentes inspeções e a adequada manutenção do veículo são indispensáveis, pois caso contrário, as falhas supervenientes poderão ocasionar acidentes.
4) Atenção e obediência à sinalização.
– Prestar atenção e obedecer à sinalização do trânsito nas cidades é condição de segurança indispensável a qualquer motorista.
5) Cuidado especial ao ultrapassar veículos coletivos parados.
– Toda vez que se ultrapassa um coletivo parado, é importante olhar por baixo da dianteira do mesmo, para certificar-se de que não há algo atravessando a rua.
6) Nunca dirigir com sono ou muito cansado.
– É fora de dúvida que o sono e o cansaço são fatores de alto risco para o exercício da direção de veículos.
7) Usar a buzina.
– Ao dirigir veículos em cidades devemos usar a buzina sempre que necessário, desde que permitida no local e não permaneçamos acionando-a por muito tempo, a cada vez.
Experimente tentar memorizar e adotar as regras acima, automatizando-as toda vez que estiver dirigindo um veículo, e certamente você também completará cinqüenta anos de habilitação como motorista, sem acidentes... Boa sorte!

Nenhum comentário: