quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A MELHOR MANEIRA DE SE DORMIR SEMPRE BEM

15
A MELHOR MANEIRA DE SE DORMIR SEMPRE BEM
Quando menino, muitas vezes eu dormia mais de seis horas durante a noite e acordava pela manhã com o corpo dolorido, os olhos ardendo...
Repare bem que não são poucas, as vezes em que as pessoas dormem bastante tempo e não dormem bem. Acordam como se estivessem cansadas sem nenhum motivo aparente. Isto aconteceu também comigo, até um dia em que resolvi este problema definitivamente,
mais ou menos aos quinze anos de idade. Como? Vou contar.
Em nossa casa, éramos sete irmãos, sendo quatro homens, em cujo quarto havia uma cama beliche e mais duas camas, dispostas ao longo de três das quatro paredes ali existentes. Naquela época, eu dormia a noite toda sem interrupção, mas notei que em certas camas acordava bem e em outras não. As brigas para ocupar uma ou outra das camas, fizeram com que papai definisse que cama "não tinha dono" e quem chegasse primeiro escolhia onde dormir. Até andei trocando colchões, travesseiros, lençóis, e nada. Eu não entendia, porque mesmo dormindo pouco, acordava descansado umas vezes,
enquanto noutras, mesmo dormindo muito, acordava "moído" sem qualquer razão, como imagino que deve acontecer também com o leitor. Isso era terrível.
Um belo dia, lendo um livro de Karl May sob título "Através do Deserto", cujas cenas se passavam no oriente, tomei conhecimento de que, em certas regiões dos países árabes, as pessoas nunca dormem com a cabeça voltada para o sul, por razões religiosas. Ora, é certo que grande parte das práticas religiosas mais antigas fundamenta-se em questões de saúde. Corri para o quarto e conferi: A cama em que eu dormia pior tinha a cabeceira voltada para o sul.
Naquela mesma noite dormi nela com a cabeça na direção invertida.
Acordei bem.
Daí em diante, fiz várias e sucessivas experiências até concluir com certeza que, desde que eu deitasse com a cabeça voltada para o norte, leste ou nordeste, acordaria bem, ocorrendo o contrário caso eu assim não agisse. Nunca mais dormi mal sem motivo. Nunca mais briguei com meus irmãos por causa de cama. Caso necessário era só virar a cabeça para os pés da cama...
É verdade que durante algum tempo, mesmo sem ter qualquer motivo para mudar minha convicção, procurei, até encontrar, a meu juízo, as razões e a lógica envolvidas na questão de dormir com a cabeça voltada para o quadrante norte-leste: A primeira razão creio ser de ordem dinâmica, ligada ao movimento de rotação do nosso planeta, cuja velocidade atinge, no equador, a quase 1.700 quilômetros por hora. A segunda razão penso ser de natureza eletromagnética, decorrente da interação entre os campos magnéticos terrestre e aquele gerado pela atividade elétrica cerebral.
Quando estamos dormindo, sempre que nos movemos, ao nos imobilizarmos novamente, a inércia de nosso corpo, ante a vertiginosa velocidade de rotação do ponto da superfície terrestre em que estamos deitados, como que "empurra" o nosso sangue em direção à cabeça, caso ela esteja voltada para o nascente. Isso diminui o "esforço"
circulatório sanguíneo, para a irrigação do cérebro durante o sono, contribuindo para um despertar sem cansaço. O inverso irá certamente ocorrer se a cabeça estiver voltada para o poente, e a pessoa tenderá a acordar "moída", mesmo dormindo por mais tempo...
Por outro lado, tendo em vista que toda corrente elétrica gera um campo magnético que se opõe à causa que o produziu e considerando o sentido das linhas do fluxo magnético terrestre, fora da crosta, é preciso que se esteja com a cabeça voltada para o norte, quando na posição horizontal, para que as correntes elétricas geradas no cérebro, inclusive para os batimentos cardíacos, exijam menor energia vital, e tenham no campo magnético terrestre um aliado, o que irá resultar num sono mais proveitoso e reparador. Em caso de dormirmos com a cabeça voltada para o sul, o campo magnético terrestre será um opositor da atividade elétrica do nosso cérebro durante o sono, e iremos acordar "cansados", mesmo tendo dormido muito...
Enfim, depois de encontrar, para mim mesmo, as explicações acima e, assim, livrar-me da idéia de estar adotando crendices, durante décadas me senti isolado nessas convicções, até que um amigo, ciente há anos de que eu costumava viajar carregando na mala uma bússola para usar nos quartos dos hotéis na hora de deitar, me brindou
com a página seis da edição número 49 da revista ICARO, da VARIG, de publicação relativamente recente, onde se lê:
"Charles Dickens considerava a bússola indispensável nas viagens: ele só dormia com a cabeça virada para o norte e os pés para o sul, no sentido do magnetismo terrestre. Dickens acreditava que a posição favorecia a circulação do sangue, o fluxo
de energia e o sono. Pode parecer superstição, mas a hipótese foi confirmada por pesquisas do Centro do Sono, em Berkeley, Estados Unidos. Usando uma cama giratória demonstrou-se que, com a cabeça na direção norte, a pressão arterial chega a seu nível mínimo e o sono é mais profundo".
O fato é que, desde minha adolescência, resolvi o problema de dormir muito e acordar parecendo que tinha dormido pouco. E já lá se vai mais de meio século... Porque você não experimenta? Eu, por mim, não quero, nunca mais, dormir muito e acordar cansado, se é tão fácil evitar esse desagradável problema...

3 comentários:

Anderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson disse...

Cara, muito legal! Vou experimentar prestar atenção nisso e verificar a qualidade do meu sono.
Duas observações:

1-Por que o medo de "estar adotando crendices" ? Ter descoberto que fizeram uma experiência provando isso faz diferença? Você já SABIA. Essa verdade já fazia parte do seu dia a dia. A ciência está sempre descobrindo coisas novas, e se vc descobriu uma antes, não tem por que se sentir mal com isso.

2-Na rotação da Terra, se vc aproximar o corpo humano por um recipiente com líquido e botar esse recipiente em movimento, a tendência é que esse líquido se mova na direção contrária. Como a Terra gira em direção ao Leste, segundo essa lógica vc deveria dormir com a cabeça para o oeste. Mas mesmo assim, acho que não é o caso, pois na rotação a Terra gira a uma velocidade constante, aceleração tangente nula. Se o problema for a velocidade atingida, não tem diferença vc estar a 1700km/h e o seu sangue a 1701km/h ou então vc estar a 10km/h e o seu sangue estar a 11km/h (se foi isso que vc quis dizer). Na verdade eu não entendi direito o que quis dizer, mas me parece que a razão da diferença leste-oeste no sono seja outra que não a direção da velocidade superficial da Terra.

Mas só fazendo hipóteses que se chegamos a uma teoria... Então achei mt manera a tua história!

Abraço!

Grupo Especial de Proteção Ambiental disse...

A melhor explicação de todas que pesquisei! Parabéns!